Clonagem, bom ou ruim?

segunda-feira, 16 de maio de 2011
.

A clonagem é um processo de obtenção de indivíduos provenientes de multiplicação assexual do mesmo ser. Os clones são geneticamente iguais ao seu progenitor, ou seja, têm igual código genético. A clonagem é possível através de uma técnica que consiste em obter um ser completo a partir de um óvulo, não fecundado, ao qual foi retirado o núcleo e para o qual foi transplantado o núcleo de uma célula adulta (visto que é no núcleo das células que se encontra o ADN, o qual vai determinar as características específicas de cada ser).


 Existem três Tipos de Clonagem, as quais são:

Clonagem Reprodutiva que tem como Objectivo de nascimento de novos seres e beneficiar desenvolvimento de todo tipo de células e combate a certas doenças e malformações.

Clonagem Terapêutica no qual o Objectivoseria Obtenção de tecidos aos órgãos destinados a fins clínicos.

  O clone é obtido da seguinte forma:
      1.Extrai-se o núcleo de uma célula somática e de um ovócito;
      2.Introduz-se o núcleo retirado da célula somática no ovócito sem núcleo;
      3.Estimula-se o ovócito com descarga elétrica;
      4.Coloca-se num meio nutritivo para que se divida.

Os Prós da clonagem:

- Seria possível tratar vítimas de ataques cardíacos através da clonagem das suas células saudáveis do coração, e injetando-as nas áreas do coração que foram danificadas.
- Casos de infertilidade. Com a clonagem, os casais inférteis poderiam ter filhos.
- Problemas no fígado e nos rins. Poderá ser possível clonar fígados humanos para transplante dos mesmos;
- A Leucemia. Este se espera ser um dos primeiros benefícios a vir desta tecnologia;
- As espécies em vias de extinção poderiam ser salvas - com a pesquisa que conduz à clonagem humana nós aperfeiçoaremos a tecnologia para clonar animais, e assim nós poderíamos para sempre preservar a espécie posta em perigo, incluindo seres humanos.

Deixarei aqui alguns contra e prós da clonagem

Os Contras da Clonagem são:

- Os poucos clones que sobrevivem ao processo costumam não ter vida longa ou saudável. Normalmente têm problemas com órgãos tais como o coração, têm um sistema imunitário debilitado e morrem pouco após o nascimento. É quase certo que o mesmo venha o ocorrer com os primeiros clones humanos.
- A possibilidade de comprometer a individualidade;
- A perda de variabilidade genética;
- Envelhecimento precoce;
- Grande número de anomalias;
- Lesões hepáticas, tumores, baixa imunidade;
- A tecnologia não está ainda bem desenvolvida, tendo uma baixa taxa de fertilidade (para clonar a Dolly foram precisos 277 ovos, 30 começaram a dividir-se, 9 induziram a gravidez e apenas 1 sobreviveu);
- Os clones poderão ser alvos de discriminação por parte da sociedade;
- Os clones poderão estar sujeitos a problemas psicológicos desconhecidos, com impacto na família e na sociedade.
- Quando a possibilidade de duplicar seres humanos foi anunciada, muitos temeram que vilões da nossa história fossem trazidos de volta à vida. Mas, a não ser que acreditemos que o mal está presente no gene de uma pessoa, isto não é um motivo de preocupação. A clonagem apenas duplica o corpo, não necessariamente o caráter ou personalidade de uma pessoa. A mesma pessoa não voltaria ao mundo, e sim alguém fisicamente idêntico seria criado.

0 comentários:

Glider Content

DESCRIÇÃO-AQUI.