Uma tartaruga da espécie Chelonia mydas, mais conhecida como tartaruga verde, foi encontrada morta na tarde desta sexta-feira (22), por banhistas na praia de Cruz das Almas, em Maceió. De acordo com biólogos do Instituto Biota de Conservação, esse é o oitavo animal que encalha no litoral maceioense este mês. O animal foi enterrado nas areias, fora da linha da maré. As frenquentes aparições serão investigadas.
Segundo o voluntário do Instituto, Sérgio Ricardo, o animal - que tem cerca de 1m de comprimento e pesa aproximadamente 70kg - pode ter morrido por ter ficado presa em uma rede de pesca. “Ela não morreu por ação humana porque não tem marcas de arpão ou anzol. Provavelmente ela ficou presa em uma rede de arrasto enquanto estava se alimentando”, disse.
A bióloga e diretora de projetos do Instituto Biota, Gisele de Oliveira, afirmou que essa já é a oitava tartaruga que encalha somente no mês de julho. Gisela falou ainda que nesta quinta-feira (21) duas foram encontradas duas, uma na praia de Pajuçara e outra na Ponta Verde. “Levamos a tartaruga de Pente, que estava viva, para o Instituto”. Em seguida, contou que pesquisas estão sendo feitas para descobrir a causa de tantos encalhes.
“Estamos perto da época da desova – que acontece de setembro a março. Vamos fazer levantamentos para descobrir o que está acontecendo, já que ano passado não tivemos tantos casos assim”, disse a bióloga. Ela afirmou que as tartarugas encalham mais na Praia de Cruz das Almas porque as barreiras de corais, dessa região, tem brechas, o que facilita que a carcaça do animal aparece na praia.

fonte: tudo na hora

0 comentários:

Glider Content

DESCRIÇÃO-AQUI.