REDES SOCIAIS A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO

terça-feira, 10 de abril de 2012
.

Sabemos que milhares de estudantes brasileiros já fazem parte dessa rede social existente em todo território que é a internet.
Nelas encontramos  as novidades  do momento , que são  facebook, twitter, blogs, notamos que facilita o vinculo entre escola aluno e professor aluno, e também as informações que os alunos necessitam para estarem atualizados nas suas tarefas diárias e no mundo atual.
Também dessa forma  estabelecem relações interpessoais quando algumas mudanças são notadas no espaço pedagógico, onde ambos podem obter mais conhecimento construindo uma parceria coletiva no processo educacional, assim interligando os conteúdos digitais entre o aprender e o ensinar usufruindo da tecnologia.
Quanto aos questionamentos em relação ao uso de tecnologias na educação, podemos citar a alienação diante das imagens, sendo bem mais cômodo ver e ouvir do que ler, entretanto para se ter uma boa leitura é preciso interpretação e assim obter o conhecimento seguro. Mas diante de um computador você pega tudo mastigadinho fáceis de seres entendidos.
O que nós perguntamos é até que ponto as tecnologias fornecem subsídios para a formação intelectual do indivíduo?
Quanto ao professor para levar esses recursos tecnológicos para sala de aula, ele deve ter os objetivos traçados para não deixar que as ferramentas que podem ajudar um aluno no seu desenvolvimento o deixem alienado por esse objeto, os quais devem ser usados quando for importante para ambos os professor e aluno, quando isso trouxer vantagens, e termos uma preparação para isso.
Vantagens da tecnologia: possibilidade de debates sobre assuntos diversos via wiki e blogs, flexibilidade nas formas de acesso a conteúdos disponibilizados pelo professor; (portal).
Rede de comunicação da instituição ( no âmbito do ensino) e podendo auxiliar outros alunos;
Tudo isso permite ao aluno ter tempo para pensar sobre determinado conteúdo recebendo colaboração para construir o conhecimento.
Estimular os alunos a usarem as ferramentas que fornecem criatividade, facilitando o aprendizado, dinamizando as atividades.
Desvantagens da tecnologia: Para alguns alunos, ver e ouvir são melhor que ter o trabalho de ler, inibindo o desenvolvimento da leitura e da escrita, visto que a maioria prefere copiar colar imprimir.
Responsabilidade sobre o aluno que tem de ser disciplinado na forma como acompanhar os conteúdos,
Em ferramentas colaborativas podem surgir informações erradas.



Alguns depoimentos de vantagem do uso de tecnologia entre professor e aluno:
Ex. “Professor o vídeo sobre revisão que o senhor mandou me ajudou a entender melhor o conteúdo e a esclarecer algumas duvidas”. Sabrina Domingues.
“Professor, eu tentei assistir a aula até onde vi, gostei bastante, esse tipo de material ajuda muito na hora de estudar”. Leilane
“Faz com que a classe seja participativa nas aulas e os alunos discutem o conteúdo, muito bom. A multimídia é um facilitador para o entendimento do conteúdo, bem explicado.”
“Muito bom! Parabéns prof. Walter! Ajudou muito para reforçar o que aprendemos, só tenho que a gradecer pelo seu esforço e interesse em nos ajudar bem como no preparo das aulas”.
“O professor está cada vez mais deixando as aulas atrativas e colocando sempre a tecnologia a favor da informação”.



Conclusão

O aluno pode passar de ser um agente passivo na aprendizagem para um agente pensante que possa ver nessas ferramentas a oportunidade de formar e trocar conhecimentos depende apenas de seu interesse.





Consultas;
http://www.teachertube.com/


Alunos: Rubenita de Melo
Genilda
Leonete
Daniel

0 comentários:

Glider Content

DESCRIÇÃO-AQUI.